quinta-feira, 31 de julho de 2014

Corrida de ciclistas movimentará Xapuri no fim de semana

Xapuri realizará no próximo sábado, 02 de Agosto, a IV etapa do campeonato intermunicipal de corrida ciclista. O Campeonato envolve ciclistas da região do Alto Acre (Brasileia, Epitaciolândia e  Xapuri, além de representantes da cidade de Cobija). O início da corrida está marcado para às 8:00 h no Auto Posto Malabah. 

Foto/ Assessoria PMX
Os ciclistas do município que queiram participar deste evento esportivo podem se inscrever na Fundação Municipal de Cultura e Esporte e participar da fase municipal.

Aniversariante do dia!

Parabéns Othon Santos, que Deus possa estar sempre ao seu lado, da mesma maneira que hoje está, que Ele te abençoe e te guie sempre rumo ao caminho da FELICIDADE. É...agora não são mais 1.9 e sim 2.0, parabéns e muitas felicidades.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

IFAC é destaque em fase dos Jogos Escolares 2014

Aconteceu no período de 18 a 20 de julho, no município de Brasiléia, a fase regional do Alto Acre dos Jogos Escolares 2014, organizado pelo Governo do Estado do Acre através de Secretaria de Esportes. O evento contou com a participação de aproximadamente 300 estudantes/atletas dos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri, representando suas respectivas escolas.

Time do Ifac Xapuri
Segundo a organização do evento, os jogos superaram as expectativas, tanto pela participação dos estudantes, quanto pelo nível técnico apresentado pelas escolas, numa demonstração que a cada ano a disputa fica mais acirrada.

O destaque do evento nesta etapa regional ficou por conta do time de Handebol do do Instituto Federal do Acre (IFAC), que participando pela primeira vez, na categoria Sub-17 Masculino, sagrou-se campeão regional dessa modalidade ao derrotar a Escola José Kairala, de Brasiléia, pelo placar de 20 a 14, habilitando o IFAC a representar o município de Xapuri na etapa estadual que irá acontecer na primeira quinzena de outubro em Rio Branco.

Além do troféu, dois atletas, Éricles e Maisson, foram convocados para integrarem a seleção do Alto Acre no Campeonato Intercontinental de Iñapari no Peru.

Texto e foto: Danie Farias Esteves - IFAC.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Jovem Acreano manda carta para o Vaticano e recebe resposta do Papa

Católico praticante e fã do Papa Francisco, o jovem acreano Gabriel Soares, de 21 anos, foi surpreendido ao receber uma resposta à carta que enviou ao pontífice. Ele conta que quando enviou a carta nem acreditava que um dia fosse receber a resposta. Porém, três meses depois, mais especificamente no dia 9 de junho, enquanto estudava para uma prova, recebeu várias cartas. O que ele nem imaginava é que a do Vaticano estava entre elas.
Foto/ G1 Acre

"Eu deixei a carta um pouco de lado, porque ela não tinha remetente, mas quando eu abri e vi que era do Vaticano, foi uma emoção que eu não saberia dizer. Chamei minha mãe para compartilhar o momento e ela vibrou muito também", relembra... continue lendo G1 Acre.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

IFAC na SBPC

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC vai coordenar o estande da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Expo T&C, evento que acontece na 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC no período de 22 a 27 de julho na Universidade Federal do Acre - UFAC.

Na última segunda-feira, 14, a comissão responsável pela participação do IFAC na SBPC, presidida pelo Pró-reitor de Inovação, prof. Pedro Plese, se reuniu com a Reitora Rosana Cavalcante dos Santos, para apresentar o material que será exposto no estande.

Foto/ Assessoria IFAC
O presidente explicou que no espaço da Rede da Expo T&C, o IFAC e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano divulgarão suas ações. Do Nordeste serão apresentados produtos dos eixos de Agroindústria, Alimentos e da Escola do Vinho. Alunos e professores dos Institutos Federais da Bahia e de Rondônia também já confirmaram presença nas atividades do maior evento da Ciência do País.

Alunos dos seis Câmpus do IFAC (dois da capital e mais Xapuri, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Tarauacá) estarão participando das palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e monitorias. O Coral do Câmpus Cruzeiro do Sul será uma das atrações da SPBC Cultural. Durante o período da reunião, o IFAC/Câmpus Rio Branco, localizado no bairro Xavier Maia, funcionará como alojamento para o evento.
Fonte: IFAC.edu

terça-feira, 15 de julho de 2014

Morre Alfonso Alicate

Foto/ Arquivo pessoal da família
Na imagem acima está dona Olívia sua esposa e o próprio Alfonso.
Xapuri está mais uma vez de LUTO, desta vez pelo falecimento do grande e conhecidíssimo Alfonso Alicate. Este que veio a falecer na madrugada de hoje 15. O mesmo já vinha algum tempo enfrentando sérios problemas de saúde, mas nem por isso desistiu de lutar e encontrou na família forças para continuar vivendo. Hoje o PAI necessitou de sua presença e por isso o levou para lhe fazer companhia. 

"Homem guerreiro,que lutou pela a vida até o ultimo segundo,foi descansar agora perto do nosso senhor,mais deixou os seus ensinamentos para filhos e netos,descanse em paz", escreveu a familiar kleia batista em sua página no facebook.

Alfonso Alicate era dono de uma belíssima propriedade localizada na estrada da Borracha, distante 10 km do centro de Xapuri. Nesta há um campo de futebol bastante famoso por aqueles que amam tal atividade e, neste lugar é realizado todos os anos o Campeonato Alicatense, que sem sombra de dúvidas é e sempre será organizado  em homenagem a este grande ícone da história de nossa cidade.

Deposito aqui minhas sinceras condolências á família. 

Publicidade!

A foto foi tirada nas proximidades da OCA Xapuri. O anúncio tem o objetivo de incentivar o público Xapuriense a adicionar mais educação, cultura e informação no seu dia a dia através da Rádio Aldeia FM. 

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Casa Lar São João do Guarani



Situada no Bairro da Bolívia, a Casa Lar São João do Guarani abriga seis idosos, estes que recebem um atendimento carinhoso e bastante cuidadoso. Na última semana foi finalizada a obra de reforma da atual casa, esta que foi "batizada" com um novo nome o qual já está descrito no corpo desta pequena mensagem. 

Na entrada da casa sentado em um banco e com uma bengala na mão, está o tão conhecido "Quarenta", personagem histórico de Xapuri e que há mais 19 anos mora no abrigo. 
                                   

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Perdido na Copa perdida

Gols, artilharia, sucesso na Copa do Mundo e volta ao futebol europeu. Tudo isso fez parte do imaginário, e das entrevistas, de Fred antes de o Mundial começar. A competição era vista pelo atacante como a chance de aumentar sua cotação, atrair novamente olhares de clubes de fora do Brasil ou, no mínimo, ganhar poder de negociação no Fluminense para renovar o contrato que termina em dezembro do ano que vem. Passadas seis partidas na Copa, sendo a última o vexame histórico na derrota por 7 a 1 para a Alemanha, o camisa 9 se vê cercado de críticas, contestado e desvalorizado.

Foto/G1 Acre
Fred foi o maior alvo dos torcedores que lotaram o Mineirão na semifinal disputada no fim da tarde da última terça-feira. Substituído por Willian aos 24 minutos do segundo tempo, o jogador deixou o gramado em que havia marcado 42 vezes na carreira coberto por vaias. Sentado no banco de reservas, viu sua imagem reproduzida nos telões do estádio e novamente não foi perdoado, algo que acontecera algumas vezes durante a partida e ao longo da competição. Nas redes sociais, a comparação com um "cone", que nasceu durante o Mundial, ganhou ainda mais força.

Texto: Marcelo Baltar e Richard Souza - Belo Horizonte.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

UFAC, IFAC E CEDUP mudam a realidade Educacional de Xapuri

A Educação é essencial para o desenvolvimento social de uma nação. A história do progresso humano tem andado sem dúvidas com o progresso das instituições educacionais. Fazer um curso de nível superior e ter uma profissão a exercer é o sonho de quase 90% da população xapuriense.
Ilustração do Prédio do IFAC quando estiver pronto
No entanto, entrar para uma faculdade não é uma coisa tão simples assim. Ou melhor, não era! É isso mesmo, aquele sonho de poder cursar uma faculdade e adquirir o tão famoso diploma de nível superior está cada vez mais "fácil" de se realizar. 

Se voltarmos um pouquinho no tempo, nem precisa muito, recordaremos o sofrimento de muitas pessoas que com a ânsia de continuar os estudos após o término do Ensino Médio, precisavam se deslocar para o município de Brasileia, distante 64 km de Xapuri para conseguir fazer a tão sonhada faculdade. No entanto, esta já não é mais a realidade do povo de Xapuri.
CEDUP - Antigo Latife Zaine Kalume
Atualmente cerca de 7 cursos de nível superior são oferecidos em Xapuri por instituições públicas. Somente o Instituto Federal do Acre tem no momento cerca de 4 cursos em atividade – Gestão Ambiental ( 3 turmas), Química (4 turmas), Agroecologia (uma turma) e Agroindústria (uma turma) – e há previsão de novos cursos para os próximos anos. Somados ao IFAC, também oferecem cursos na princesinha a Universidade Federal do Acre (UFAC), esta que disponibiliza à comunidade os cursos de Biologia e Pedagogia, ambas com uma turma em funcionamento, além da Universidade de Brasilia (UNB) que também oferece o curso de pedagogia.

Além dos cursos de nível superior, também tem aumentado em Xapuri as ofertas de cursos de nível técnico. Estes são geralmente oferecidos pelo Instituto Dom Moacyr e pelo Instituto Federal do Acre (IFAC), por meio do PRONATEC. Este último (IFAC) que desde o inicio do ano também vem oferecendo Curso de Pós Graduação em Gestão de Projetos.
 
Foto/ Raimari Cardoso
É importante ressaltar que existem algumas modalidades de cursos superiores, sendo elas, Licenciatura e Tecnólogo. A primeira prepara o profissional para a sala de aula. Já o segundo é um curso com menos períodos letivos que as outras modalidades, pois sua função é preparar imediatamente o profissional para o mercado de trabalho.

Graças a investimentos do Governo Federal, Estadual e Municipal o nosso querido município vem crescendo de forma acelerada em termos de ofertas de estudo para a comunidade.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Desaparecido

Os familiares do jovem Lucas Henrique, de 18 anos, natural da cidade de Xapuri, estão a sua procura a cerca de um mês meio, depois que o mesmo saiu de casa dizendo que iria trabalhar na cidade de Fortaleza do Abunã, no estado vizinho de Rondônia.

Lucas trabalhou na obra do Ifac de Xapuri
Sua irmã por parte de pai, Mecejane Cavalcante, procurou o jornal oaltoacre.com, para pedir ajuda e tentar encontra-lo. Conta que o jovem é dependente químico e toda a família está temerosa por sua integridade física e saúde.

As últimas informações obtidas pela irmã, seria que o mesmo foi visto no Bairro José Hassem, na cidade de Epitaciolândia. Todos pedem ajuda e disponibilizaram números para contato (68) 9908-0979 ou 9922-3116.

O caso está registrado na delegacia de Epitaciolândia.
Fonte: Alto Acre