quinta-feira, 28 de agosto de 2014

População brasileira ultrapassa 202 milhões de habitantes, estima IBG



O Brasil tem 202.768.562 habitantes, de acordo com dados publicados nesta quinta-feira (28), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Diário Oficial da União. No último censo oficial, divulgado pelo instituto em 2010, a população brasileira era de 190.755.799 pessoas. 

Segundo a publicação, os dados são referentes aos residentes em território nacional no dia 1° de julho de 2014.

O levantamento mostra que o Estado mais populoso do País continua sendo São Paulo, com 44.035.304 habitantes. Em seguida aparecem Minas Gerais (20.734.097), Rio de Janeiro (16.461.173) e Bahia (15.126.371).

Enquanto os três Estados mais populosos estão na região Sudeste, os três menos populosos localizam-se na região Norte. O estado de Roraima é o menos populoso, com 496,9 mil habitantes (0,2% da população total), seguido do Amapá, com 750,9 mil habitantes (0,4% da população total), e Acre com 790,1 mil habitantes (0,4% da população total).

Dado foi publicado nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial da União
O levantamento faz parte do artigo de lei que compete ao IBGE a responsabilidade de divulgar anualmente as estimativas da população, para Estados e Municípios nacionais. Os dados, solicitados pelo TCU (Tribunal de Contas da União), servem para auxiliar no repasse de recursos para as cidades.

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE DECLARAÇÃO DA CANDIDATA MARINA SILVA NO DEBATE DA REDE BANDEIRANTES

Jefferson Saady Via Facebook. 

Diante da declaração da candidata a presidência da Republica para as próximas eleições Marina Silva, onde esta coloca o companheiro CHICO MENDES junto a representantes da elite nacional, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri – Acre, legitimo representante do legado classista do companheiro Chico, vem a publico manifestar-se nos seguintes termos:

Primeiramente, o companheiro Chico foi um sindicalista e não ambientalista, isso o coloca num ponto especifico da luta de classes que compreendia a união dos Povos Tradicionais (Extrativistas, Indígenas, Ribeirinhos) contra a expansão pecuária e madeireira e consequente devastação da Floresta. Essa visão distorcida do Chico Mendes Ambientalista foi levada para o Brasil e a outros países como forma de desqualificar e descaracterizar a classe trabalhadora do campo e fortalecer a temática capitalista ambiental que surgia.

Em segundo, os trabalhadores rurais da base territorial do Sindicato de Xapuri-Acre, não concordam com a atual politica ambiental em curso no Brasil idealizada pela candidata Marina Silva enquanto Ministra do Meio Ambiente, refém de um modelo santuarista e de grandes Ongs internacionais. Essa politica prejudica a manutenção da cultura tradicional de manejo da floresta e a subsistência, e favorece empresários, que devido o alto grau de burocratização conseguem legalmente devastar, enquanto, os habitantes das florestas comentem crimes ambientais.

Terceiro, os candidatos que compareceram ao debate, estão claramente vinculados com o agronegócio e pouco preocupados com a Reforma Agrária e Conflitos Fundiários que se espalham pelo Brasil, tanto isso é verdade, que o assunto foi tratado de forma superficial. Até o momento, segundo dados da CPT, 23 lideranças camponesas foram assassinadas somente neste ano de 2014. Como também não adentraram na temática do genocídio dos povos indígenas em situação alarmante e de repercussão internacional.

Por fim, os pontos elencados, são os legados do companheiro Chico Mendes: Reforma Agrária que garanta a cultura e produção dos Trabalhadores Tradicionais e a União dos Povos da Floresta.

Xapuri, 27 de agosto de 2014.
José Alves – Presidente
Via Waldemir Soares – Assessor Jurídico

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

IFAC Câmpus Xapuri foi palco para espetáculo “A Feira”

Do site do IFAC Xapuri.

O Câmpus de Xapuri recebeu, na ultima quarta-feira, 21, o espetáculo teatral “A Feira”. A peça é encenada pelo Grupo de Teatro GPT Acre de Rio Branco. O espetáculo foi prestigiado por alunos, servidores e comunidade xapuriense.

Trata-se de uma tragicomédia, com cenas divertida e emocionante, conta a estória de uma pequena família que chega “a feira” carregada de ilusões e esperanças. Retratando de forma, crítica, caricata e satírica, o choque entre as populações rurais e urbanas, utilizando uma linguagem popular e elementos bens característicos da cultura regional nordestina.

Ao final da apresentação os atores abriram espaço para perguntas e curiosidades, onde, os presentes tiveram oportunidade de interagir e conhecer melhor sobre a origem das personagens e do preparo dos atores para interpretar as diversas cenas retratadas. O texto, que o grupo representa de maneira fidedigna ao original, é de autoria de Lourdes Ramalho, dramaturga paraibana premiada no Brasil, em Portugal e na Espanha em diversos concursos de dramaturgia e festivais teatrais.

A diretora de Ensino do IFAC/Xapuri, Cláudia Macedo, afirmou se tratar de uma oportunidade única. “Raramente se tem uma atração cultural como esta, no município”, disse a diretora. “O IFAC estará se esforçando para garantir que eventos como este se tornem mais frequentes em Xapuri”, complementou.


Com o intuito de aproximar o público acreano da arte, contribuindo para que as diversas camadas sociais e faixas etárias da população do estado tenham acesso a bens e produtos culturais, o espetáculo “A Feira”, faz parte do Projeto a Feira no Interior, aprovado no Edital de Cultura e Comunidade e Pessoas, da Fundação Elias Mansour, em circulação pelo interior do estado. Além de Xapuri, a peça foi apresentada em Bujari, Capixaba, Plácido de Castro e Acrelândia.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Rio Branco: Curto-circuito teria causado princípio de incêndio na Uninorte; ninguém ficou ferido, diz nota

Da Agência ContilNet

A empresa União Educacional do Norte (Uninorte) se posicionou sobre o princípio de incêndio que atingiu um dos blocos da faculdade na manhã de ontem,  segunda-feira (25).

Segundo informações da faculdade, o fogo teve início após um curto-circuito na fiação elétrica no segundo andar do Bloco D, na sala de apoio de multímida, vindo do condicionador de ar.
Prédio da UNINORTE 
A instituição de ensino informa que os sensores de fumaça foram acionados imediatamente, e uma equipe de Apoio fez os primeiros procedimentos até a chegada do Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendiemento Móvel de Urgência (Samu).

“Para a segurança dos nossos acadêmicos e colaboradores, o prédio foi evacuado e isolado, interrompendo as atividades pela manhã”, reitera.

A sala, ainda de acordo com informações da faculdade, estava vazia e não houve vítimas. O laudo Oficial do Corpo de Bombeiros já é aguardado pela instituição, que reitera sua disposição para fornecer informações complementares que por ventura se façam necessárias.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Quem você escolhe para governar o Acre?

Da esquerda para direita: Tião Viana (PT), Márcio Bittar (PSDB), Bocalom (DEM) e Antônio Rocha (PSOL).
Foto/ AcrePurus

Em ano de eleição é cada vez mais corrente pesquisas de intenção de voto que grandes instituições fazem para estimar a quantidade de votos que um candidato irá tirar. Seguindo esta mesma ideia e com a intenção de saber quem a população quer para governar nosso Estado foi que lancei esta enquete, no entanto, para que seja sucesso preciso de sua participação e voto, para que a partir possamos conseguir pelo menos mil votos nesses próximos trinta dias de enquete. 

Para votar visualize a enquete no lado direito da postagem no canto superior. 

#EscolaéFamília

Rachide Maria via facebook.

Assim foi o nosso sábado,23, pela manhã na nossa Escola Latife Zaine Kalume com o 1° Grupo de Estudo com Pais e Responsáveis, cujo tema foi:"Educação, Afeto e Limites".
Momento esse de grande reflexão!
Aos que compareceram, nos deixaram felizes! Infelizmente, aos que por algum motivo não se fizeram presentes, nos preocupam, pois ficam distantes da parceira que é tão necessária com a escola, e ainda, ao acompanhamento da vida escolar de seu filho!
Porém temos certeza de que foi bastante valioso!
Contaremos no próximo novamente com os parceiros que se fizeram presentes, como também com os que não compareceram! Afinal acreditamos que #EscolaEFamília é uma parceria que dá certo! Parabéns a todos que compareceram! 

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Diácono Mizael Monte é ordenado padre

Em clima de festa e muita emoção, aconteceu na tarde de ontem, 17, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré em Rio Branco, a ordenação do Padre Mizael Monte; ele é filho de Boca do Acre e juntamente com seu outro irmão, também padre, Manoel, orgulha a comunidade de Boca do Acre, sua cidade natal.

A cerimônia foi comandada honrosamente pelo Bispo Dom Joaquim Pertinez, e contou com a participação de diversos seminaristas, padres (entre eles o pároco de Xapuri Francisco das Chagas), freiras, religiosos, religiosas, amigos (destaque para Xapuri que também marcou presença na celebração com um grande número de pessoas), familiares e conhecidos. 

"Eis me aqui senhor" foi com que esta frase bíblica, que o agora jovem Padre Mizael, agradeceu a presença e o carinho de todos na celebração de ontem, que reuniu cerca de 500 pessoas.
Bispo Dom Joaquim e Mizael (início do rito de ordenação)

Tirando as vestes de diácono e vestindo a de padre (Na foto, Mizael no meio, a esquerda seu irmão e na direita Padre Chagas de Xapuri).

Término do rito
Mizael auxiliará o Padre de Xapuri nas ações religiosas da igreja, ao mesmo prestará assistência a Paróquia de Capixaba. No dia 31 deste mês, domingo, celebrará sua segunda Missa,  a 1ª em Xapuri.  

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

IFAC reaplica provas de Concursos neste domingo

O Instituto Federal do Acre (IFAC) estará reaplicando, no próximo domingo, 17 de agosto, as provas objetivas referentes às primeiras fases dos Concursos Públicos para 306 vagas permanentes nos cargos de docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e de técnico-administrativo em educação.

As provas ocorrerão nos turnos matutino, a partir das 8 horas, para os cargos técnico-administrativos, e vespertino, a partir das 15 horas, para o cargo docente, nos cinco municípios nos quais o IFAC possui uma unidade: Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.
A Comissão Organizadora dos Concursos Públicos do IFAC relembra aos candidatos que conheçam o local de prova (divulgado no último dia 25 de julho) e cheguem com antecedência, a fim de evitar atrasos e possíveis complicações com o trânsito nas regiões em que serão aplicadas.

O candidato deverá levar documento de identificação oficial com foto, dentro do prazo de validade, e caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

Informação: 
XAPURI

Manhã
-IFAC/Câmpus Xapuri: Rua Coronel Brandão n. 1622 - Centro
-Escola Divina Providencia: Rua Benjamim Constante n. 154 - Centro
-Escola Anthero Soares Bezerra: Rua Coronel Brandão n. 121 - Centro

Tarde
-IFAC/Câmpus Xapuri: Rua Coronel Brandão n. 1622 - Centro

Fonte: IFAC

Mattos Nascimento leva multidão à semana evangélica

O quarto dia da Semana Evangélica de Xapuri (ontem 13) reuniu uma multidão na Praça Central da cidade para prestigiar o pastor e cantor Mattos Nascimento.
                                

Há oitava semana evangélica de Xapuri começou no último domingo com a Marcha Profética pelas ruas da cidade. O evento este ano é realizado pela primeira vez pela AMEX (Associação dos Ministérios evangélicos de Xapuri) presidido pelo Pastor Edimar Felício da Assembléia de Deus.

Cada igreja participante organiza um dia do evento e todas participam diariamente com pregações, testemunhos e apresentações de bandas.


Mattos Nascimento distribui simpatia e humildade chegando cedo ao evento e transitado no meio da multidão cumprimentando as pessoas e pousando para fotos. Nascimento deu testemunho da sua vida e emocionou as pessoas presentes, ao final do show os pastores convidaram o prefeito Marcinho Miranda para fazer um momento de oração e agradecer o apoio da prefeitura na realização do evento.

      

Fonte: Xapuri em Destaque de Haroldo Sarkiz.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Morre Eduardo Campos

O Brasil está de luto. Morreu na manhã de hoje em um desastre aéreo no litoral de São Paulo, o ex-governador de Pernambuco e candidato a presidente pelo PSB, Eduardo Campos.

Além do candidato, também morreram no acidente aéreo em Santos Pedro Valadares Neto, ex-deputado e assessor particular do candidato; Carlos Augusto Percol Filho, assessor de imprensa; Marcelo de Lyra, cinegrafista, e Alexandre Gomes e Silva, fotógrafo. Os pilotos da aeronave Geraldo da Cunha e Marcos Martins também faleceram. Leia mais sobre a tragédia clicando no link G1.

Foto/ Facebook senador Jorge Viana.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Princesinha do Acre na escuridão

Andar nas ruas de Xapuri tem se tornado cada vez mais difícil, não por causa dos buracos, pois este problema já vendo solucionado, mas sim pela ESCURIDÃO em nossas ruas. 

Em nossa conta de energia é cobrado à taxa de iluminação pública, então por que não existe uma equipe que faça a vistoria nas ruas que estão sem a devida energia? Esse tipo de problema (falta de iluminação) facilita os atos de pessoas que querem assaltar ou prático qualquer outro ato ilícito. 

Há bairros, ruas e becos em nossa cidade que quase não tem movimento de pessoas no período da noite, e por esses trechos estarem sem luz às pessoas ficam com medo de sair até de casa.

Agora eu queria que alguém me respondesse uma coisa: Por que que as quadras de nosso município são iluminadas e as nossas ruas por onde todos os dias trafegamos são quase totalmente escuras? É necessário prestar bastante atenção nisso, pois o que adianta a criança, o pai, a mãe ir praticar esporte nestas (quadras) iluminadas e depois irem para suas casas às escuras, correndo até mesmo risco de vida?  

Aí tem pessoas que abrem a boca e dizem assim: Ah, o problema disso tudo são os vândalos que ficam quebrando as lâmpadas. Sim, pode até ser, mas novamente pergunto, será que esses vândalos atacam em todo lugar? Podem inventar desculpas a vontade, agora querer colocar a culpa nos próprios moradores aí é demais.

Quadras iluminadas

Foto/ Eguinaldo Siqueira
As quadras de esportes localizadas nos bairros Pantanal, Constantino Melo Sarkis e Centro, receberam na última semana conserto na iluminação e, com isso um dos locais da prática esportiva no município voltou a receber dezenas de apaixonados pelo esporte.


Foto/ Haroldo Sarkiz

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Uma sexta-feira trágica para o Acre

Uma sexta feira que iniciou com o velório de dona Helena, funcionária do Hospital Epaminondas Jácome aqui de Xapuri, que no dia de ontem (31) nos deixou vitima de um infarto fulminante, FICOU MARCADA pelo trágico acidente envolvendo três vitimas fatais na manhã de hoje na estrada para Rio Branco. 

Não adianta aqui relatar o fato ocorrido, tendo em vista que 90% ou até mais, já sabe o que de fato ocorreu. Porém, o que quero é deixar registrado pelas vias deste espaço as minhas sinceras condolências à família enlutada. 

Conversando hoje pela manhã com um comerciante do bairro onde eu morro, senhor Hermenegildo, ouvi de sua própria boca a frase que agora reproduzo: "Semana passada eles vieram em meu estabelecimento divulgando o nome da empresa (Disdal distribuidora) e ao mesmo tempo oferecendo produtos para serem comprados, aí hoje ouvindo o rádio escutei uma notícia dessa, está certo que não os conhecia de nenhuma maneira, mas mesmo agente meio que chocado com o divulgado nos sites e no próprio rádio" relatou o comerciante. 


Foto; Ac 24horas
Para  mais informações sobre o acidente clique no link Ac24horas