quarta-feira, 8 de abril de 2015

De frente com a justiça!

Justiça realiza audiências de instrução referentes aos crimes de homicídio praticados por Elivan Verus da Silva contra a estudante Janaína Nunes e o delegado Antônio Carlos Marques Mello, o Carioca.


O juiz da comarca de Xapuri, Luís Gustavo Alcalde Pinto, está presidindo, nesta quarta-feira, 8, as audiências de instrução relativas aos assassinatos da estudante Janaína Maria Nunes da Costa, 15 anos, e do delegado de polícia Antônio Carlos Marques Mello, o Carioca, 32, mortos por Elivan Verus da Silva, em um dos casos policiais de maior repercussão dos últimos anos no estado do Acre.


O acusado foi denunciado pelo Ministério Público pela prática de homicídio qualificado, por motivo torpe e emprego de recurso que dificultou a defesa das vítimas, e ainda pela tentativa de homicídio qualificado, por motivo torpe, da mãe da menor, Nágila Maria Nunes de Souza, e do sequestro de Maria de Fátima de Abreu Sarkis, além de porte ilegal de arma de fogo.


Matéria extraída do Blog Xapuri Agora de Raimari Cardoso. 

MATOU ESTUDANTE E DELEGADO EM XAPURI

A Vara Criminal da Comarca de Xapuri realiza nesta quarta-feira, 8, a partir das 9 horas da manhã, a primeira audiência relativa aos assassinatos da estudante Janaína Maria Nunes da Costa, 15 anos, e do delegado de polícia Antônio Carlos Marques Mello, 32, mortos por Elivan Verus da Silva.

O acusado foi denunciado pelo Ministério Público pela prática de homicídio qualificado, por motivo torpe e emprego de recurso que dificultou a defesa das vítimas, e ainda pela tentativa de homicídio qualificado, por motivo torpe, da mãe da menor, Nágila Maria Nunes de Souza.

Justiça inicia nesta quarta-feira audiências que antecederão os julgamentos de Elivan Verus da Silva pela prática dos homicídios.
Os crimes contra a jovem e sua mãe ocorreram no dia 26 de novembro do ano passado, tendo a garota falecido na mesma data. O atentado contra o delegado, aconteceu no dia 14 de dezembro, durante uma operação policial que tentava prender o acusado. Antônio Carlos, que levou um tiro no abdômen durante ação, morreu em Rio Branco no dia 9 de janeiro deste ano.


Os fatos


No dia 26 de novembro de 2014, durante uma discussão com a mãe de Janaína, Elivan assassinou a garota a golpes de faca, depois que a adolescente tentou defender a mãe, Nágila Maria, de agressões físicas desferidas pelo acusado. Após cometer o crime, Elivan fugiu da cidade, na tentativa de evitar a prisão, tendo permanecido nas cercanias da cidade.

Segundo a denúncia do Ministério Público, no dia 14 de dezembro do ano passado, após adquirir uma espingarda na fronteira entre o Brasil e a Bolívia, o acusado retornou a Xapuri e sequestrou Maria de Fátima de Abreu Sarkis, em uma propriedade rural do município.

Após serem informados do sequestro, o delegado Antônio Carlos e o agente Eurico Feitosa saíram em diligência para efetuar a prisão de Elivan. No entanto, ao ser abordado, o acusado desferiu disparos de espingarda contra o delegado e, em seguida, se evadiu do local. Ele foi preso no dia 16 de dezembro de 2014, sendo que o delegado faleceu 25 dias depois do crime.

No caso da morte do delegado, o acusado foi denunciado pela prática de homicídio qualificado, por sua realização para assegurar a impunidade pelo crime anterior, visto que ele pretendia continuar a escapar da punição pelo homicídio e pela tentativa de homicídio que havia praticado contra sua enteada Janaína e Nágila, sua ex-companheira. Ele foi denunciado, também, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e sequestro.

Fonte: Blog Xapuri Agora de Raimari Cardoso

segunda-feira, 6 de abril de 2015

UFAC APOIA O ESFORÇO DE SUPERAÇÃO DE XAPURI

CLÁUDIO MOTA PORFIRO


O Prof. Dr. Minoru Martins Kinpara, reitor da Universidade Federal do Acre, recebeu, na última terça-feira, 31, a visita da bióloga Maria Adelina Alves dos Santos, assessora da Paróquia de São Sebastião, de Xapuri.

O objetivo do encontro foi tratar sobre a situação daquela cidade, notadamente, acerca das condições um tanto precárias em que se encontra o prédio da Igreja Matriz, construído ainda nos anos 40 e 50, pelo Padre Felipe Galeranni, um italiano de grande valor, que projetou e ergueu a edificação, sem, no entanto, deixar nenhuma planta ou croqui.

Com a alagação ocorrida por último, a água chegou a quase um metro dentro da Igreja, o que veio a danificar um pouco a estrutura. Ademais, quando da última reforma, com a colocação das calhas apropriadas ao telhado de zinco, o trabalho foi um tanto negligenciado, o que veio a ocasionar problemas de infiltração na nave principal, já começando a fazer desmoronar, hoje, o reboco de cimento.

Considerada o cartão postal da cidade, a Matriz de São Sebastião recebe, diariamente, dezenas de visitantes vindos dos mais diversos países do mundo, posto que Xapuri, com o advento de Chico Mendes, passou a ser conhecida internacionalmente.

O Reitor da Ufac, em comentário acerca da importância de Xapuri no contexto histórico e cultural acreano, disse que muitos cuidados ainda serão necessários para com a cidade que um dia foi homenageada com o título honorífico de Princesinha do Acre.

“A Dra. Helena Bonciani Nader, professora da USP e da Unesp, e Presidente atual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, quando da realização da 66ª Reunião da SBPC na Ufac, em 2014, fez apenas uma exigência além dos afazeres que lhe cabiam: ‘quero visitar Xapuri.” - Foram estas palavras do Prof. Dr. Minoru Kinpara.

Segundo a assessora da Paróquia, o passo inicial será a elaboração de um laudo técnico, com plantas e esboços, por uma equipe de especialistas formada por um engenheiro eletricista, um engenheiro civil e um arquiteto. A partir daí, então, a próxima fase será a da consecução dos recursos e, em seguida, a da revitalização do prédio em si.

O Reitor Minoru Kinpara, numa análise da demanda, considerou a participação da Ufac uma ação de extensão universitária, uma vez que é uma solicitação da comunidade que precisa ser atendida pela Instituição; e esta existe porque é sustentada a partir dos impostos pagos pelos cidadãos de todos os níveis sociais.

Vinda de Xapuri, a correspondência que faz a solicitação em pauta foi imediatamente enviada à Prefeitura do Campus da Ufac, para que sejam enviados os profissionais àquela cidade com a finalidade de proceder as análises requeridas.

O dirigente da Ufac colocou a Instituição ao dispor da Paróquia de Xapuri e, para arrematar, numa alusão às Sete Lições do Deserto, fez citação filosófica extremamente significativa, numa alusão ao momento por que passa aquela comunidade:

“Os desertos não são lugares de sofrimento; são lugares de bênçãos”. Em outras palavras, o flagelo da alagação é um momento apropriado para que, a partir das orações, seja obtida a graça da reconstrução total daquele berço de caudilhos.

Fonte: Blog Xapuri Agora de Raimari Cardoso