terça-feira, 24 de novembro de 2015

Trecho no bairro Bolívia oferece risco à comunidade

O Bairro Braga Sobrinho, popularmente conhecido como Bolívia é um dos locais de Xapuri mais belos para viver. Paisagens exuberantes e peculiares, pessoas simples, humildes, acolhedoras, educadas, gentis e sobretudo bondosas fazem parte da história do bairro. 

No entanto, nos últimos dois meses a comunidade vem assustada por enfrentar um caminho um tanto quanto perigoso. 

Parte da proteção de madeira não existe mais,
possivelmente devido a qualidade da madeira.
Os moradores do Bairro comentaram que o local está muito perigoso, principalmente durante a noite. “Aqui fica escuro, esse poste de luz próximo não funciona e os carros passam muito na beira do barranco. Alguns veículos dão até luz alta com o intuito de enxergar melhor, no entanto, nem sempre é possível, pois pode vir outro na mesma direção, é inflação de trânsito ", disse um morador.

Solução

Os moradores estão se organizando para fazer uma barreira de proteção, para pelo menos reduzir a taxa de risco. Derrubar essa de madeira e subir outra de cimento. 

Poder público

Enquanto ao Poder público até o momento não sei qual o seu posicionamento. Várias vezes diversas pessoas já procuram os superiores pedindo providências, mas em nenhuma dessas conseguiu ouvir algo de proveitoso. 

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Professor do IFAC é único da Região Norte selecionado para capacitação nos EUA

Jaqueline Oliveira (foto e texto) IFAC

O professor do Instituto Federal do Acre (IFAC), Luiz Eduardo Guedes Conceição foi o único entre os docentes de Língua Inglesa dos institutos da Região Norte do Brasil a ser selecionado na chamada pública para programa de capacitação nos Estados Unidos. Ele concorreu com professores de toda a Rede Federal na seleção que foi aberta em setembro deste ano.



A chamada é resultado de uma parceria da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Northern Virgínia Community College (Nova), dos Estados Unidos. O Programa Setec-Capes/Nova selecionou, ao todo, 75 professores de todo o país.

"Eu espero ansiosamente levar a minha paixão e experiência nesta viagem e compartilhar mutuamente língua e cultura, podendo usufruir plenamente da minha própria imersão para aprender e participar na sociedade e cultura local”, afirmou o Prof. Luiz Eduardo. Esta será a primeira vez que o docente do IFAC Campus Xapuri visita os Estados Unidos. Ele embarca para os EUA no dia 15 de janeiro, retornando ao Brasil ao final do curso, em março de 2016.

A capacitação será realizada nas instituições consorciadas a Northern Virgínia Community College, dos Estados Unidos. Durante o curso, o docente terá a oportunidade de fortalecer o domínio de habilidades linguísticas, conhecer novas práticas pedagógicas e compartilhar de experiências do ensino de inglês.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Festa do padroeiro se aproxima

A Festa do Padroeiro São Sebastião se aproxima em Xapuri. Faltando um pouco mais de dois meses para iniciar, várias pessoas do município e também de outros locais já se preparam para vivenciar nessas "bandas", a maior festa religiosa do Alto Acre ou para muitos, do Estado. 

Foto/2015