terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Um lugar chamado Sibéria

História Multimídia de Xapuri
Localiza-se do outro lado do Rio, o Bairro Sibéria, lá o povo é hospitaleiro, trabalhador, simples, honesto, gente que tem esperança, que sonha e que luta para que cheguem à comunidade benesses que venham fortalecer os alicerces do local, fazendo despontar ainda mais esse mágico lugar chamado Sibéria. Encontra-se neste bairro uma igreja em tom rosado, que tem como nome e protetora Nossa Senhora das Dores.
 
A Sibéria era antes um grande seringal nos tempos áureos da extração do ouro negro da Amazônia e o que favorecia o crescimento do lugar, facilitando o escoamento da produção, hoje é um dos mais lugares mais conhecidos de Xapuri ou até mesmo do Acre.
História Multimídia de Xapuri
 
Os moradores que residem na Sibéria tem de enfrentar a luta diária de atravessar para a outra parte da cidade – local onde se concentram os bancos, correios, cartório e diversas outras instituições importantes – por meio de catraias (canoas) ou pela famosa balsa.
 
 
História Multimídia
 de Xapuri
A comunidade realiza, anualmente, uma animada festa de aniversário. O festejo é realizado com poucos recursos, mas agrada com cantores, grupos de teatro, rodeios, mutirão para tirar documentos e fazer consultas nas mais diferentes especialidades, agregando cada vez mais parceiros e atraindo verdadeiras multidões na festividade que é realizada anualmente de 10 a 14 de junho. Vale salientar que a cada ano que passa a festa toma maiores proporções, tanto é, que este ano, trouxe até banda de nível nacional para se apresentar.

 
Também é do lado da Sibéria que ainda se concentra boa parte da mata da região de Xapuri, além dos seringais e de parte da Reserva Extrativista Chico Mendes. É por meio da Sibéria que se chega ao famoso santuário de São João do Guarani, ao Seringal Espalha, ao Rio Branco e tantos outros.

 
Hoje o Bairro Sibéria pode se dizer que é privilegiado, pois ao contrário de antes já conta com açougues, fábrica de sabão que utiliza matéria prima da própria região, uma peladeira de arroz, uma cerâmica comunitária, um minimercado, bares, posto de saúde, campo de futebol, além de muitos outros lugares bonitos que infelizmente não é possível visualizar do lado de cá do Rio.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário