sábado, 1 de fevereiro de 2014

Alunos do IFAC/Campus Xapuri visitam Parque Ambiental Chico Mendes


Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) de Xapuri visitaram na manhã deste sábado, 1, o Parque Ambiental Chico Mendes, localizado na rodovia AC 40 km 07 - Vila Acre, cidade de Rio Branco. Este que é administrado pela Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria de Meio Ambiente. Os estudantes, em número de 27, são discentes do terceiro período do curso superior em Gestão Ambiental.





 

A visita foi organizada pelos professores da disciplina de Biologia, Maria Eliene e Alisson Carlos. A visita durou aproximadamente duas horas. 


Durante o 'passeio' os alunos puderam conhecer a estrutura dessa importantíssima reserva bem como os variados animais encontrados na localidade. Onça Pintada, Arara-Canindé, Pacarana, Leãozinho-da-taboca são exemplos de algumas espécies encontradas. No local ainda pôde ser visualizadas marcas do cuidado que o seringueiro Chico Mendes tinha para com a mãe Natureza.

                         

Sobre o Parque

O Parque Ambiental Chico Mendes é uma área protegida do município de Rio Branco. Criado em 1996 com o objetivo de desenvolver trabalhos e pesquisas da vida silvestre, educação, lazer e conservação ambiental. 

                                   

O Parque possui uma área de 52 hectares de natureza preservada, dos quais apenas 20 são ocupados pela estrutura de visitação. Destas 52, apenas duas são gramíneas.

O restante permanece virgem, dando abrigo a pequenos animais que vivem soltos e não se espantam com a presença humana. As cerca de 40 pessoas que trabalham no local aprenderam a conviver e a gostar deles. 

                                         

Principais animais encontrados:

Gavião-real
Onça-Vermelha
Tucano-anão
Leãozinho-da-taboca
Onça-pintada
Arara-Canindé
Pacarana
Veado
Jacarés
Tracajás
Macacos
Cobras
Papagaios
Paca e muitos outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário