quarta-feira, 2 de julho de 2014

UFAC, IFAC E CEDUP mudam a realidade Educacional de Xapuri

A Educação é essencial para o desenvolvimento social de uma nação. A história do progresso humano tem andado sem dúvidas com o progresso das instituições educacionais. Fazer um curso de nível superior e ter uma profissão a exercer é o sonho de quase 90% da população xapuriense.
Ilustração do Prédio do IFAC quando estiver pronto
No entanto, entrar para uma faculdade não é uma coisa tão simples assim. Ou melhor, não era! É isso mesmo, aquele sonho de poder cursar uma faculdade e adquirir o tão famoso diploma de nível superior está cada vez mais "fácil" de se realizar. 

Se voltarmos um pouquinho no tempo, nem precisa muito, recordaremos o sofrimento de muitas pessoas que com a ânsia de continuar os estudos após o término do Ensino Médio, precisavam se deslocar para o município de Brasileia, distante 64 km de Xapuri para conseguir fazer a tão sonhada faculdade. No entanto, esta já não é mais a realidade do povo de Xapuri.
CEDUP - Antigo Latife Zaine Kalume
Atualmente cerca de 7 cursos de nível superior são oferecidos em Xapuri por instituições públicas. Somente o Instituto Federal do Acre tem no momento cerca de 4 cursos em atividade – Gestão Ambiental ( 3 turmas), Química (4 turmas), Agroecologia (uma turma) e Agroindústria (uma turma) – e há previsão de novos cursos para os próximos anos. Somados ao IFAC, também oferecem cursos na princesinha a Universidade Federal do Acre (UFAC), esta que disponibiliza à comunidade os cursos de Biologia e Pedagogia, ambas com uma turma em funcionamento, além da Universidade de Brasilia (UNB) que também oferece o curso de pedagogia.

Além dos cursos de nível superior, também tem aumentado em Xapuri as ofertas de cursos de nível técnico. Estes são geralmente oferecidos pelo Instituto Dom Moacyr e pelo Instituto Federal do Acre (IFAC), por meio do PRONATEC. Este último (IFAC) que desde o inicio do ano também vem oferecendo Curso de Pós Graduação em Gestão de Projetos.
 
Foto/ Raimari Cardoso
É importante ressaltar que existem algumas modalidades de cursos superiores, sendo elas, Licenciatura e Tecnólogo. A primeira prepara o profissional para a sala de aula. Já o segundo é um curso com menos períodos letivos que as outras modalidades, pois sua função é preparar imediatamente o profissional para o mercado de trabalho.

Graças a investimentos do Governo Federal, Estadual e Municipal o nosso querido município vem crescendo de forma acelerada em termos de ofertas de estudo para a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário