terça-feira, 21 de outubro de 2014

Pesquisador realiza levantamento de indígenas Jaminawa na cidade de Rio Branco

Da Agência Contilnet.

O historiador Jefferson Saady realiza levantamento sócio espacial acerca de indígenas da etnia Jaminawa na cidade de Rio Branco. O objetivo é elaborar relatório técnico sobre a presença e o modo de vida destes sujeitos na capital, destacando o número de famílias, os bairros que residem e quais as formas de subsistência que exercem. O pesquisador destaca ainda que esta ação é fruto de um projeto contemplado pelo Edital de Pequenos Apoios e Intercâmbio Cultural 2014, da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, e que são oportunidades como esta que ajudam a fortalecer a valorização da multiplicidade étnica no Estado.

Jefferson Saady, Facebook
“Muitas são as pessoas que esperam que o Estado faça alguma coisa para resolver os problemas das comunidades indígenas, é verdade, mas também quando nós temos a oportunidade de fazer algo, é mais do que necessário que utilizemos de instrumentos como o Edital de Pequenos Apoios da FEM para a realização de nosso papel enquanto pesquisador, e não somente como um questionador”.

Após o término da pesquisa, cópias do relatório final serão entregues às entidades, ONG’s e órgãos do Governo do Estado que atuam junto aos povos indígenas.

“Outros relatórios sobre os Jaminawa já foram elaborados por diferentes pesquisadores; porém, trago novos aportes teóricos e embasados em documentação existente, e material coletado em pesquisa de campo, que contribuirão para a compreensão do modo de vida dos Jaminawa que se dinamiza entre a aldeia e a cidade”.

Imagens de algumas moradias jaminawa registradas em campo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário