sexta-feira, 28 de novembro de 2014

IFAC/Câmpus Xapuri realiza aula prática de Bovinocultura para alunos de Agroecologia


A aula prática aconteceu no dia 22 de novembro com a turma do curso Superior e Tecnologia em Agroecologia, na disciplina de Bovinocultura organizada pelo prof. Paulo Eduardo Ferlini Teixeira, na Fazenda Nelore AC, propriedade de Carlos Novaes, no município de Xapuri. O produtor trabalha com a criação animais de Elite (Animais Puro Sangue da Raça Nelore).

A fazenda possui animais de alto valor genético, produzindo Touros e Vacas puros de origem, participa de exposições no Acre, e em todas concorre e ganha premiações com seus animais. “Ele trabalha com biotecnologias de reprodução e melhoramento genético como a Inseminação Artificial e a Transferência de Embrião para potencializar a produtividade de seus animais”, diz o prof. Paulo Teixeira, justificando o motivo da escolha da fazenda.


O proprietário também trabalha com gado de corte, realizando a modalidade de cria, onde são produzidos bezerros de qualidade para vender invernistas. Ele possui um plantel de qualidade genética da raça nelore, proveniente da seleção que realiza na fazenda.


Também realiza a produção de volumoso, com a confecção se ensilagem e produção de milho em grão, utilizado para a nutrição dos animais P.O., que são confinados em cocheiras. “No sábado, fizemos o reconhecimento da propriedade, onde o proprietário contou como funciona o dia a dia da produção de Animais de Elite (P.O.) e seu rebanho de animais de corte (produção de animais para abate). Também a turma pode acompanhar a vacinação do rebanho, pois estamos em época de campanha da vacina contra Febre Aftosa”.

Na avaliação do prof. Paulo Teixeira, a visita foi muito produtiva, pois os alunos puderam visualizar como ocorre o dia a dia de uma propriedade de gado de corte no Acre. “Também tivemos a oportunidade ímpar de conhecer um produtor de Gado Puro da Raça Nelore. O único do município de Xapuri que trabalha com a seleção da raça”.

Fonte: IFAC Xapuri. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário