quinta-feira, 30 de março de 2017

Bira Vasconcelos e Tião Viana anunciam novos empregos para Xapuri

Abrindo inicialmente 121 vagas, o Complexo Industrial Florestal de Xapuri fará a seleção de mão de obra local. Na próxima terça-feira, 4, será feita uma grande operação na OCA do município para coleta dos currículos.

Foto: Pedro Devani (2017).

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) levará o Sistema Nacional de Empregos (Sine) para realizar a ação, que terá apoio da Agência de Negócios do Acre (Anac), acionista da indústria.

Inácio Moreira, presidente da Anac, explica que é um compromisso dos investidores em contratar o máximo possível de mão de obra local e essa ação em parceria com o Sine contribui para isso. “Essa ação vai facilitar a escolha de pessoal para contratação direta e início dos trabalhos assim que o verão começar”, explica Moreira.

Foto: Sérgio Vale (2017).

Para Sibá Machado, titular da Sedens, a retomada do Complexo demonstra o acerto nas políticas públicas voltadas para a industrialização da economia que o Estado tem realizado. “Essa política de industrialização que o governo Tião Viana tem feito é o caminho certo para o Acre”, afirma Sibá, reafirmando que os interessados já devem organizar seus currículos para apresentar na manhã de 4 de abril, na OCA de Xapuri.

A indústria

Atualmente, o complexo está sob a gerência de um novo grupo de investidores chamado Agrinlog, em uma aliança público-privado-comunitária com a Anac. Nesse processo de readequação da planta industrial, nove empresas, com 70 funcionários, atuam na reforma do espaço e do maquinário, num investimento de R$ 9 milhões que já movimenta a cidade.

Foto: Agência de Notícias do Acre (2017).

Com capacidade para processar 60 mil metros cúbicos de madeira anualmente e gerar 200 empregos em seu auge, a indústria já começou a adquirir a matéria-prima para os trabalhos iniciais. Esta semana fechou um contrato de R$ 700 mil para comprar um plano de manejo florestal sustentável privado, com cerca de 13 mil metros cúbicos.

A empresa lidará com vários tipos de produtos madeireiros oriundos do manejo sustentável, com expectativa inicial de trabalhar com 70 metros cúbicos de madeira branca e 100 metros cúbicos de madeira comum por dia.

Também haverá o compromisso de plantar 10 milhões de mudas em todo o estado, além de investir 20% do lucro líquido da empresa em projetos sociais que beneficiem Xapuri.


Arison Jardim - Da Agência de Notícias do Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário