domingo, 8 de dezembro de 2013

Bairro Bolívia

foto Raimari Cardoso (Xapuri agora)
O Bairro Braga Sobrinho, popularmente conhecido como Bolívia é um dos primeiros bairros do município de Xapuri. Ele é uma via de muita importância para as pessoas que residem em colônias às margens do Rio Acre. No início de sua construção era simplesmente um caminho aberto no meio da mata, servindo de passagem para animais e pessoas. 

Porém, com a "invasão" de pessoas para a região do Acre, nas décadas de 70 e 80, o bairro recebeu um número significativo de pessoas, devido a isto deixou de ser um simples caminho e passou a contar com características que hoje o leva a ser um dos melhores e maiores bairros de Xapuri. É um local ótimo para se morar e viver com a família, tranquilo e ao mesmo tempo movimentado.


O bairro Bolívia abriga cerca de 600 pessoas, uns residentes em áreas de risco, outros nem tanto e outros ainda bem distantes do perigo. Lembro que quando falo em perigo me refiro exclusivamente as contantes alagações que o nosso Estado vem sofrendo nos últimos anos, aos visíveis desmoronamentos de casas e trecho da rua, ocasionados pelo desbarrancamento das margens do Rio. 


O bairro conta em sua estrutura com um posto de saúde (este que realiza apenas aferição de PA e curativos), Lar dos Vicentinos (local que abriga senhores e senhoras que muitas vezes não tem onde morar), quadra para o futebol, bares, comércios, praça e muitos pontos de lanche residencias, estes que são mais um meio que as pessoas encontraram para aumentar sua renda. 

Foto Raimari Cardoso ( Xapuri agora)
Entretanto, este é um dos mais afetados pelo desinteresse público, digo isto, pelo simples fato de até hoje não recuperarem ou pelo menos amenizar as margens do Rio que foram devastadas devida à ação humana. Sem contar que o bairro não dispõe de rede de tratamento de esgoto e muito menos uma coleta eficiente de lixo. Mas é isso aí, esse é o bairro Braga Sobrinho conhecido por abrigar pessoas humildes, solidarias e trabalhadoras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário