terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Médicos cubanos chegam em Xapuri

Hoje pela tarde tive a oportunidade de participar da cerimônia de reabertura da Unidade de Saúde José Fadu no Bairro Pantanal, este que nos últimos meses passou  por um processo de reforma e ampliação. Nesta ocasião também foram apresentados os novos médicos que atuarão em nossa cidade, são eles 2 homens e uma mulher, Pedro, Orlando e Ivis. Todos com mais de 15 anos de experiência e com uma bagagem bastante rica em elogios pelos trabalhos desenvolvidos em seu país. 

foto apenas ilustrativa
Estes atuarão em três unidades de saúde, Sibéria, Pantanal e Mutirão, aliás, atuam, pois hoje mesmo já teve atendimentos no postos de saúde, estes realizados em período integral. Para Josimar dos Santos, enfermeiro e responsável pela saúde básica do município, esta é uma conquista e melhoria para a população e todos os usuários do Sistema Único de Saúde. Ele que ainda acrescentou " com a ampliação e reforma desta unidade, bem como a chegada dos médicos farão com que a comunidade xapuriense se sinta cada vez mais feliz com o trabalho que as autoridades públicas vem desenvolvendo nesta grandiosa cidade". 

Ainda segundo o atencioso funcionário, a unidade desenvolverá muitos serviços e a população deve mais é que aproveitar - Consulta médica, Testagem rápida (HIV, Sífilis, Hepatite A e B), aferição de PA e alguns outros trabalhos voltados para os postos de saúde. 

A vinda desses médicos confirma o que vinha sendo anunciado nos jornais, Mais médicos para o Brasil. O programa Mais Médicos do Governo Federal faz parte de um amplo pacto e de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar médicos para região onde há escassez e ausência de profissionais.  


A cerimônia contou com a presença de alguns vereadores, do vice prefeito Aílton Menezes, tendo em vista que o prefeito está viajando. Participaram também pessoas da comunidade e alguns secretários da prefeitura,  dentre eles destaca-se Alécio Miranda, Secretário interino de saúde do município. A cerimônia terminou por volta das 18h e 30min, com um discurso feito pelo então competentíssimo chefe de gabinete professor Joscíres Ângelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário