domingo, 1 de dezembro de 2013

Começou o Tempo do Advento

Começamos um novo Ano Litúrgico com o Advento. A palavra Advento (do latim adventu) significa o período das quatro semanas que precedem o Natal até as vésperas deste. No dicionário, é sinônimo de aparecimento, chegada, início, vida.

Para a Igreja de Cristo, o Advento é tempo de preparação, tempo de expectativa e alegria para a vinda de Jesus Cristo, Deus em forma humana, no tempo e na história dos homens, para trazer-lhes a salvação.

foto: Arte/Educação: Advento
"Entrando na casa de Maria, o anjo disse-lhe: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo! (...) Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa e Jacó, e o seu reino não terá fim". (Lucas 1, 28.30-33)

O Tempo do Advento começa nas primeiras Vésperas do domingo que sucede ao dia 30 de novembro ou o mais próximo desta data, e termina antes das primeiras Vésperas do Natal. Por variar a data do início do Tempo do Advento, tem ele uma duração de aproximadamente três ou quatro semanas. Os dias de 17 a 24 de dezembro constituem uma preparação mais direta para o Natal do Senhor.

Durante o Tempo do Advento não deve-se cantar o Glória, só ocorrendo nas solenidades e festas.

A cor litúrgica nas Missas feriais do Tempo do Advento é o roxo, e a do Natal é o branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário