quarta-feira, 25 de março de 2015

Acre venderá mais 100 milhões de preservativos para o governo federal

Em sua passagem por Brasília, o governador Tião Viana foi informado que o Ministério da Saúde renovou o contrato anual de aquisição de preservativos produzidos pela Fábrica da Natex, de Xapuri, que há anos vem fornecendo preservativos produzidos de látex dos seringais nativos das florestas do Alto Acre.

Publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 24, a renovação do contrato estabelece a compra de mais 100 milhões de preservativos a partir do dia 19 deste mês, data da assinatura da renovação do contrato, até 18 de março de 2016.

Foto/ Gleilson Miranda da Secom.
No valor de R$ 13 milhões, o contrato foi assinado por Pablo Rangel, do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, e Dirlei Bersch, da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), entidade do governo estadual à qual a Natex está vinculada.

Além de renovar o contrato de compra dos preservativos acreanos, o Ministério da Saúde também estuda pedido feito pelo governador Tião Viana para que ajude o estado a aumentar a produção de camisinhas e até a diversificação dos produtos da Natex, tais como preservativos femininos e luvas, ligas e outros instrumentos cirúrgicos e hospitalares.

fonte: Agencia de Noticias do Acre

terça-feira, 24 de março de 2015

Ac24 horas grava imagens e mostra por videos os estragos da pós-alagação na cidade de Xapuri

Com a vazante do rio Acre, a população de Xapuri pouco a pouco começa a regressar às suas residências, mas muitas famílias, especialmente aquelas que residiam às margens do rio Acre, perderam tudo, inclusive o próprio lar.

Segundo dados divulgados pela Prefeitura de Xapurí e Defesa Civil, o reflexo da pós-alagação trouxe prejuízos de aproximadamente R$ 20 milhões. Casas desabaram, outras foram interditadas, sem contar aquelas que forma tragadas pela força das águas.

A erosão ainda ameaça toda a região central, prédios públicos, comerciais situados nas proximidades do rio. O prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda, decidiu correu atrás do prejuízo e encomendou também um vídeo com objetivo de sensibilizar os ministros e a Bancada Federal do Acre.

O prefeito pretende apresentar as imagens, a fim de sensibilizar e mostrar a real situação enfrentada pela população e, assim, obter mais recursos para ajudar na reconstrução da cidade e ainda agilizar a liberação de verbas federais.

Confira o vídeo produzido por Jeferson Rodrigo, que utilizou Drone para obter imagens aéreas da cidade e de pontos de difícil acesso.

segunda-feira, 23 de março de 2015

IFAC faz homenagem aos 111 anos de fundação do município de Xapuri


Nos 111 anos de fundação de Xapuri, comemorado neste domingo, 22 de março, o Instituto Federal do Acre – IFAC, presente no município com um Câmpus, parabeniza os cidadãos que enfrentaram momentos difíceis com a enchente do Rio Acre, mas que têm superado graças à vontade de continuar a luta pelo crescimento do município.

A reitora do IFAC, profª. Rosana Cavalcante dos Santos, disse que, mesmo enfrentando dificuldades, o aniversário da cidade não pode deixar de ser lembrado, pelo papel histórico que o município representa. “O IFAC está presente em Xapuri, com um Câmpus que tem prestado à comunidade Educação com qualidade, através de cursos que contribuem para o desenvolvimento do município”.

Fonte: site do Ifac

quarta-feira, 11 de março de 2015

Não tape o sol com a peneira!

Uma coisa é certa, não podemos tapar o sol com a peneira. Se você pesquisar um pouquinho seja onde for verá que o Brasil é um País diferente de 20, 30 anos atrás. Naquele tempo as pessoas eram ridicularizadas em público e não eram compensadas com punição aos que fizeram isso, a pobreza e a miséria eram enormes, a corrupção gigantesca, a Educação era péssima, a Saúde e o esporte nem se fala e o que dizer das práticas racistas e discriminatórias, as mulheres eram agredidas quase que diariamente pelos maridos e o que falar da pressão religiosa que as pessoas sofriam, simplesmente por terem que aceitar e seguir tal crença? Já pensou, é sofrível pensar numa situação dessa. 

E hoje vejo várias pessoas dizerem que o Brasil é uma merda (desculpa o termo). Merda? Só se for o seu pensamento. Você acha justo comparar miséria com corrupção? Péssima educação com recessão econômica? Discriminação com aumento dos impostos. Tá de brincadeira né? Só pode. 

Não estou dizendo que o Brasil é uma maravilha, longe disso, ainda tem muito o que melhorar, mas não faço alusão a estrutura financeira ou administrativa, mas sim humanitária. O País em que se vive só será melhor e novo, se cada pessoa passar a executar seus deveres com verdade e sinceridade, além de praticar com amor e companheirismo. Exemplo: Ao invés de falar de um ou de outro, faça uma auto avaliação de você mesmo. Se fulano é corrupto será que você também não é? Lembre-se que corrupção não é só desvio de verbas (vai desde furar a fila de banco até passar a perna no caixa de um supermercado), Se beltrano não sabe administrar o País será que você sabe cuidar de sua casa e sua família? Se o Partido do outro é taxado como bandido e pilantra, será que o seu não é pior? Já viu o passado dele? O estatuto, os líderes, o surgimento? Pois é, sabe qual é a melhor coisa que uma pessoa pode fazer vivendo numa sociedade tão cruel? Fechar o bico, agir segundo a vontade de DEUS, ser cidadão com C maiúsculo, cumprindo direitos e deveres, além de ser paciente uns com os outros e claro, ser solidário para com os que necessitam de ajuda financeira e psicológica. 

Pequenas atitudes geram grandes resultados. Reflita e comente! Obrigado.

terça-feira, 10 de março de 2015

Submersa durante cheia, Casa de Chico Mendes será restaurada

Janine Brasil
Do G1 AC


A casa do líder seringueiro Chico Mendes, localizada no município acreano de Xapuri, distante 188 km de Rio Branco, será restaurada, depois de ter ficado completamente coberta pelas águas durante enchente histórica do Rio Acre que atingiu o município. O imóvel, construído na década de 60, passa por avaliação de engenheiros e técnicos do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A previsão é que o processo de restauração ocorra no segundo semestre deste ano. O Centro de Memória Chico Mendes também passa por avaliação. Na cidade, de pouco mais de 16 mil habitantes, o rio chegou a marcar 18,29 metros.

Segundo o superintendente do Iphan, Deygesson Gusmão, o órgão já havia contratado uma empresa para restaurar a casa antes da enchente. "Nós já havíamos licitado um projeto de restauração da casa. Já tinha sido entregue, mas da situação em que a casa se encontrava. Agora com essa enchente, o primeiro diagnóstico não serve mais e terá que ser refeito", explicou.

(Foto: Aline Nascimento/G1 e Quésia Melo/GE)
O superintendente falou ainda que é necessário que um novo diagnóstico seja feito, tendo em vista que novos problemas possam ter ocorrido na estrutura da casa. "A casa passou um tempo submersa e podem ter surgido novos danos, novas patologias, a casa é de madeira. A previsão é que até o segundo semestre a restauração tenha sido iniciada", espera.

Gusmão explicou que ainda que há a intenção de rever a parte externa da casa, pois um córrego que fica localizado nos fundos do imóvel pode ter agravado a situação no período da cheia. "Outro ponto que nós vamos avaliar é que nos fundos da casa passa um córrego e nós queremos dar um jeito de tirá-lo de lá para não piorar a situação no caso de uma nova cheia", explicou.
(Foto: Aline Nascimento/G1 e Quésia Melo/GE)
Transformada em museu, a casa do Chico Mendes é de responsabilidade da Fundação Elias Mansour (FEM). Ao G1, a presidente do órgão, Karla Martins, informou que todos os pertences tanto da casa, quanto do Centro de Memória, foram retirados dos locais, sem danos. "Nós conseguimos retirar tudo antes de a água chegar dentro dos imóveis. Os móveis estão sob a nossa responsabilidade e os pertences pessoais dele estão com a família, que nos pediu para guardá-los", explica.

Sobre o Centro de Memória Chico Mendes, Karla disse que o prédio também está passando por avaliação, mas não há previsão de que ele passe por restauração.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Idosos merecem respeito e carinho!

O papa Francisco advertiu hoje (4) que abandonar os idosos é “pecado mortal” e que sem honrar os mais velhos não há futuro para os jovens. Ele falou na audiência geral das quartas-feiras transmitido pela Rede Vida de Televisão, canal 9 na parabólica,  a milhares de fiéis concentrados na Praça de São Pedro, em Roma. “Os idosos deviam ser, para toda a sociedade, uma reserva de sabedoria”, acrescentou.

Para o papa, “os idosos são abandonados não só em condições materiais precárias, mas também enfrentam numerosas dificuldades para sobreviver em uma sociedade que não quer a sua participação”. Francisco disse ainda que, graças ao progresso da medicina, “a vida humana aumentou, mas o coração não cresceu”.


Ele denunciou a sociedade atual, referindo-se mais uma vez à “cultura do descartável”, que abandona os idosos. Muitos deles, acrescentou, “vivem com angústia essa situação de abandono”.

“Os idosos são homens e mulheres, pais e mães, que estiveram antes de nós no nosso caminho, na mesma casa, na nossa batalha cotidiana por uma vida boa. Homens e mulheres de quem recebemos muito”, destacou.

“O idoso não é um ser estranho, o idoso somos nós. Dentro de muito ou pouco [tempo], é inevitável. Se não aprendermos a tratar bem os idosos, assim seremos tratados”, afirmou.

Segundo o papa, uma sociedade “sem proximidade é perversa”, e a Igreja não pode tolerar essa sociedade.

terça-feira, 3 de março de 2015

Milagre de Deus

Você acredita em Deus? De verdade mesmo? Que bom, pois eu a cada dia que passa acredito mais e mais nesse ser tão misericordioso. Digo isso não duvidando de você, mas buscando levá-la (o) a crer com convicção e amor. Deixa eu lhe contar o milagre que Deus operou em minha vida na semana passada. Presta bastante atenção e tire suas conclusões se Deus existe ou não.

Quinta-feira, 26 de fevereiro, às 18 horas e um pouquinho, senti uma forte dor no peito esquerdo, tontura e falta de ar. A minha pressão arterial atingiu a marca incrível de 22x12, deixando-me rapidamente desacordado. Fui levado mais que às pressas ao hospital improvisado no Bairro Pantanal, cheguei por lá, por volta das 19 horas e 10 minutos (isso mesmo, mais de uma hora para chegar ao hospital, sabe por que isso?). Primeiro, moro no bairro da Bolívia e a enchente do Rio Acre dificultou que me levassem logo ao ponto de atendimento e segundo meus pais e vizinhos que me acudiram, fui levado de barco até a ladeira do bosque, de lá segui no SAMU até a Unidade de Saúde. Chegando lá fui levado de maca rapidamente ao médico (Jean Alécio) que em segundos me atendeu, disponibilizando oxigênio para restabelecer minha respiração, aplicando duas injeções na veia (uma para baixar a pressão e outra para aliviar a dor) e ainda alguns medicamentos em formato de pílula. 

Depois disso tudo, minha pressão baixou e atingiu os 18x10, fazendo que voltasse o sentido, aí fui levado à sala de observação para que assim fosse melhorando aos poucos até ser liberado às 21 horas e 30 minutos. Com a aplicação da segunda injeção, não resisti e dormi, acordando apenas no outro dia, já na casa de um parente, pois devido tais condições não poderia voltar a minha casa. 

Detalhe, não me recordo de absolutamente NADA (tudo que escrevo aqui é baseado nos relatos que meus pais, minha irmã e meus vizinhos falam) e, segundo o médico que me atendeu só consegui chegar com vida ao Hospital devido minha mãe (técnica em enfermagem) ter prestado os primeiros socorros ainda em casa, colocando uma pílula, chamada Capitropil de baixa da minha língua e me dando uma outra, caso contrário teria dado um infarto fulminante ali mesmo em meu lar. 

Agradeço de coração a todas as pessoas que souberam do fato ocorrido e que rezaram a Deus pedindo por minha melhora. Estou vivo primeiramente porque Deus permitiu, segundo pelo atendimento prestado por minha mãe e meu pai, juntamente com vizinhos até a chegada ao Hospital.

Deus a cada dia opera em nós, de várias maneiras, cabe a nós avaliarmos onde e quando ele atua. Tenha fé em Deus, ele existe e te ama incondicionalmente. 

Observação: Sofro de ansiedade, tomo remédio controlado e sou acompanhado por um cardiologista. Aqui acolá, tenho crises, elevando assim minha pressão, mas nunca da forma que aconteceu desta vez, o limite máximo já foi 16x11, mas desta vez atingiu 22x12.