A fé em São Sebastião levou mais de 10 mil devotos às principais ruas de Xapuri, na tarde desta segunda, 20, dia do santo padroeiro da cidade. Durante todo o dia a igreja que fica na rua Benjamin Constant esteve bastante movimentada, sendo que foram realizadas duas missas. Além da programação religiosa, a quermesse realizada logo depois da procissão também estava lotada, com certeza em louvor a São Sebastião e, é claro, pelas deliciosas prendas sorteados no bingo.
“A igreja praticamente ficou lotada durante o dia todo e ficamos satisfeitos com isso, ainda por se tratar de uma segunda-feira, um dia de muito trabalho. Mesmo assim, os devotos não deixaram de participar da festa”, revela o pároco da igreja, padre Francisco das Chagas.
Da esquerda para a direita (Padres Zezinho, Jovenias, Francisco das Chagas, diácono Mizael e pároco Mario) |
Diferente de anos anteriores quando a imagem do santo era carregada por fieis e assim como o ano passado, a imagem de São Sebastião foi transportada num carro aberto por causa de sua estrutura feita de gesso fragilizada.
Guiados pelo Padre Francisco Chagas, líder da igreja católica em Xapuri e acompanhados pelos padres citados acima, romeiros da própria cidade e de vários municípios do Acre e do Brasil, rezaram e louvaram a São Sebastião.
Antes do começo da procissão, o Padre Francisco das Chagas disse que os devotos devem lembrar-se de São Sebastião como um verdadeiro servo fiel a Deus, que enquanto esteve na terra deu um bom exemplo através de suas obras.
A procissão começou e encerrou em frente à igreja de São Sebastião. Após a peregrinação dos fieis o Padre Chagas, de cima de um caminhão, intercedeu pelas famílias acreanas pedindo a Deus “proteção a todos”.
Aquele grupo de devotos que iniciou esta tradição de fé cristã pediu pela paz entre os brasileiros e bolivianos e foi atendido. Desde então milhares de fiéis acompanham a procissão”, explicou Márcio Pereira Miranda, prefeito de Xapuri.
Durante a procissão os fiéis cantaram e louvaram ao santo e rezaram o santo terço, muitos fiéis vestidos nas cores vermelha, que simboliza o Santo protetor, participaram tanto da procissão quanto da celebração eucarística.
História
A história nos conta que Sebastião tinha à frente uma brilhante carreira no Exército romano, ao mesmo passo em que pregava a fé cristã. Denunciado ao imperador Diocleciano, teve de ir pessoalmente dar satisfações.
Na ocasião, lhe foi dada a oportunidade da vida, desde que negasse sua fé. Ele não o fez e por isso teve o corpo amarrado a uma árvore e fincado por lanças. Não morreu e novamente foi até o imperador, dessa vez por conta própria, anunciar que a fé que queriam que ele negasse, foi justamente o que o salvou. Não teve uma segunda chance e foi açoitado até a morte, no dia 20 de janeiro de 288.
Transmissão ao vivo
Pela primeira vez na história, o Sistema Público de Comunicação do Acre através da TV Aldeia e da Rádio Aldeia FM transmitiu ao vivo e exclusivo para todo o Acre a grande festa religiosa do Padroeiro São Sebastião de Xapuri. Esta que completou este ano 112 anos de fé e devoção.
Participações ilustres
Nenhum comentário:
Postar um comentário