Nesta quarta-feira, 5, os católicos do mundo inteiro celebram a Quarta-Feira de Cinzas, uma cerimônia que inicia o tempo de quarenta dias de penitência e reflexão conhecido como Quaresma.
"Lembra-te, ó homem, que és pó e em pó te hás de tornar" é uma das citações mais ouvidas de Gêneses, o primeiro livro da Bíblia. Quando repetida incorpora um ato de humildade e penitência que acontece hoje em todo o mundo. Na missa de hoje, os padres relembram que o homem é insignificante e pecador, depois distribui cinzas aos fiéis, grafando uma cruz em suas testas enquanto recita o versículo 19 do capitulo 3 do livro de Gênesis. Através dessa celebração, os católicos refletem sobre suas vidas e procuram melhorar seu relacionamento consigo mesmo, com os outros e principalmente com Deus.
Imagem ilustrativa |
Esta simbologia marca a Quarta-feira de Cinzas. Para muitos o último dia de carnaval, ou dia da ressaca; para a Igreja Católica, um dia que marca a abertura de um tempo de conversão, penitência e amor.
Em Xapuri, haverá missa de Cinzas na Paróquia São Sebastião às 19h, esta será presidida pelo pároco Francisco das Chagas, ele que terá o auxílio do diácono Mizael de Rio Branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário